segunda-feira, 24 de maio de 2010

Justin Bieber constrói base de fãs via Web

No início desse ano, antes de um único álbum de Justin Bieber ser lançado na América Latina, o cantor teen de Ontario, Canadá, já era uma sensação na internet ao sul da fronteira.

Eu lembro de ter recebido uma ligação da Island Def Jam dizendo que o Brasil era o segundo país depois dos EUA com mais visualizações de vídeos de Justin Bieber no youtube” conta Gabriela Carrilho, vice-presidente de marketing internacional da Universal Music Latino Americana.

Agora, está claro que a Biebermania não conhece limites em termo de línguas e etnias. Mas na América Latina, a ascensão de Bieber foi rápida e generalizada na região, apesar do fato dele ainda não ter pisado em qualquer país Latino e que ele tenha feito somente uma entrevista para a impressa local (Para uma revista Brasileira chamada Época ).

O sucesso tremendo que ocorre pela Internet – e ainda não explorado – possui pontencial para desenvolver ações na região.


“Bieber é a prova real que a maneira que as crianças estão ouvindo música atualmente é diferente de cinco anos atrás, ou até, quem sabe, de dois ou três anos atrás”, Carrilho afirma. Observando que Bieber foi um fenômeno na América Latina não somente antes do lançamento de um álbum, mas antes também de qualquer promoção de rádio.

A partir de 14 de maio, o álbum de Bieber My Worlds – um lançamento especial que combina o My World e o My World 2.0” – estava no topo dos álbuns mais vendidos na Colombia e no México, além disso, era o segundo mais vendido no Brasil, na Argentina e Venezuela, isso apenas algumas semanas depois de seu lançamento no dia 22 de março. Com exceção do México, que lançou o My World no início desse ano, esse é o primeiro e único álbum de Bieber a ser lançado na América Latina.

Outros famosos teens mais recentes como Jonas Brothers e Selena Gomez, também possuem fãs muito interessados nessa região. Mas a fama deles aconteceu mais gradualmente e se beneficiou de suas exposições em shows da Disney e visitas aos países da América Latina. Mesmo grandes estrelas pops como Lady Gaga e Black Eyed Peas já visitaram a região.

“Você pode dizer que é um tipo muito real e orgânico de demanda,” diz Jesus Lara, presidente senior de música, programação e relação de talentos da MTV Latino Americana e MTV Tr3s.

Na MTV Latino Americana, o clipe da música ‘Baby’ de Bieber é o número 1 em todos os canais “Los 10 Mas Pegados” (Top 10 pedidos ), uma posição que tem sido mantida por 11 semanas consecutivas, menos no México, onde o clipe tem sido número 1 durante as últimas 5 semanas. Os vídeos de Bieber também estão entre os mais assistidos no site do canal, algo que normalmente leva mais de alguns meses para acontecer.

A fama de Bieber também tem sido beneficiada por um vazio no mercado Latino de um galã adolescente solteiro e de coração quebrado.

A oportunidade presente é particulamente evidente na Argentina, que na última década tem desenvolvido agressivamente atores adolescentes na TV e na Internet.

“Assim que terminam de assistir um programa de TV, eles ficam ansiosos e vão até a internet procurar e interagir por mais”, afirma Florencia Mauro, um produtor musical do canal Argentino Telefe Internacional.

“Com shows como ‘High School Musical’ ou ‘Argentinas Teenangels”, jovens fãs procuram constantemente por imagens que eles possam se identificar” acrescenta Mauro. “É assim que eles acham e quase que instantaneamente idolatram um jovem garoto que eles mesmo descrevem em sites sociais como “bonito, carinhoso, e perfeito.”

Essa matéria foi postada no site da famosa emissora de TV ABC, e Justin Bieber até chegou a twittar sobre ela:



E você também concorda que Jbieber contaminou todo o resto do mundo ?

Comentem ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário